
Com o objetivo de despertar nas mulheres cadastradas novas oportunidades de empreender por meio de jardins, o Programa Mãe Coruja Pernambucana trouxe para o município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, o curso de Mini-Jardim.
As aulas teóricas ocorreram no Canto Mãe Coruja, entre os dias 8 de agosto e 1 de setembro. Na ocasião, as participantes conheceram os aspectos relacionados com as técnicas básicas para a montagem e manutenção de jardins. Além disso, nos dias 5, 6 e 14 de setembro foram realizadas oficinas com o tema “Aprenda a Planejar, Executar e Tornar seu Negócio Lucrativo”, com ênfase em habilidades de gerenciamento de negócio.

Na abertura do curso, foram entregues os materiais necessários para o acompanhamento das aulas, apostilas, canetas, e material para o manuseio no jardim. Em seguida, foi realizada palestra intitulada ofertada sobre “Empreendedorismo e Autoestima”, que deu dicas de como criar e administrar o próprio negócio. Na aula teórica, foi exposto um breve histórico acerca dos diferentes estilos de jardins existentes e plantas ornamentais.
Na aula prática, as participantes foram orientadas a colocar o esterco no saco ou caqueiro, regar sem encharcar e plantar sementes e mudar. Em seguida, as alunas foram para a praça, onde foi realizada a correção do solo e plantadas as mudas e tapetes de gramas, que foram regados e adubados. Enquanto isso, as crianças puderam recrear com brinquedos, brincadeiras e atividade educativas.

As participantes ainda participaram das oficinas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sei Empreender, Sei Vender, Sei Controlar Meu Dinheiro, que desenvolveram atividades individuais e coletivas com as mulheres. As atividades foram finalizadas com a entrega de certificados para as participantes do curso e oficinas.
Técnicas: Maria Liberácia/Noelma Telles
(Mãe Coruja)
Nenhum comentário:
Postar um comentário