A onda de violência na região do Araripe alcançou elevados números nos últimos anos, e a preocupação da AVA (Associação de vereadores do Araripe) com as 10 cidades da região e os seus 321.498 habitantes é de manter a harmonia e a paz nos lares dos cidadãos.
Em um rápido levantamento, podemos citar as cidades que tiveram suas instituições privadas como alvos de destruição e caos. A exemplo da agência do Bradesco em Santa Cruz da Venerada por várias vezes explodida, o arrombamento do Bradesco em Granito, da detonação do único caixa eletrônico de Moreilândia, explosão da agência do Banco do Brasil em Ipubi e a mais recente explosão da agência do Bradesco de Santa Filomena.
Considerando todos esses ocorridos a AVA (Associação de vereadores do Araripe) exalta o trabalho e desenvoltura da operação realizada em 12/01/2018 pelos Policiais Militares do GATI – ROCAM - 5BPM – CIPE - CAATINGA da PMBA e POLICIA FEDERAL. Após acompanhamento de assaltantes de bancos e carro forte na região do Nordeste, agora em janeiro, tomaram conhecimento que em uma residência, localizada no Condomínio Haras Pé de Serra I, Zona Rural da cidade de Petrolina-PE, encontravam-se homiziados 03 indivíduos suspeitos.
De imediato foi montada uma operação com as forças policiais acima mencionadas, que orientados pela Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro-BA, seguiram para o referido local, onde houve confronto e os indivíduos foram alvejados, as guarnições rapidamente prestaram socorro para o Hospital de Urgência na cidade de Petrolina-PE, onde foi constatado o óbito.
OS INDIVÍDUOS ATINGIDOS NO CONFRONTO FORAM IDENTIFICADOS COMO:
ROQUE ALVES GONDIM, vulgo “Aleijado ou Boy”, 37 anos, natural de Salgueiro-PE (possui antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto pelos crimes – (dois mandados por roubo com emprego de arma de fogo e uso da violência, uso de explosão de bancos e resistência à prisão);
JOSÉ CARLOS DE BARROS, vulgo “Quina”, 27 anos, natural de Salgueiro-PE – (possui antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto pelos crimes de roubo com emprego de arma de fogo, uso da violência - homicídio, explosão de bancos, resistência à prisão);
ALDENOR MANOEL DE AQUINO, 42 anos, natural de Carnaubeira da Penha-PE – (não possui antecedentes criminais).
Com os bandidos foram apreendidos:
01(um) veículo FIAT/Strada, cor bege, placas clonadas MNJ 6366 de Murici/AL e foi utilizado na ação criminosa contra agência do Banco Bradesco na cidade de Santa Filomena/PE, ocorrido em 08/01/2018;
01 (um) FORD/KA, cor prata, placa PZE 2259 de Belo Horizonte/MG;
01(uma) Carabina calibre 30mm, com as inscrições U.S com 01 (um) carregador, 27 (vinte e sete) cartuchos cal.30;
01 (uma) Pistola Taurus calibre .40 com 02 (dois) carregadores, 14 (quatorze) cartuchos cal.40;
01 (um) Revolver Taurus calibre .38 com cinco cartuchos deflagrados;
R$ 2.054,50 (dois mil e cinquenta e quatro reais e cinquenta centavos);
01 (um) Saco com várias cédulas danificadas de 20, 50 e 100 reais;
02 (duas) Câmeras fotográficas da marca SAMSUNG e SONY Cyber-shot;
01 (um) Celular marca LG;
01 (um) Par de luvas preta;
02 (duas) Camisas de manga longa na cor preta;
01 (uma) touca tipo balaclava preta;
01 (um) par de coturnos de cor preta;
01 (uma) caixa com grampos de metal (miguelito).
Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Policia Federal de Juazeiro/BA onde foi formalizada a devida à atuação da ocorrência policial.
Os integrantes desta quadrilha participaram de pelo menos, 07 assaltos a bancos e carros fortes em Pernambuco, Ceará e Bahia entre 2016 e 2017. Faziam parte de uma organização criminosa investigada pela Polícia Federal e que já teve seis membros mortos em confrontos com a policia, enquanto nove outros estão presos nos três estados. Foram responsáveis pela explosão do carro forte, no dia 28/12/2017 em um trecho entre os municípios de Juazeiro-BA e Curaçá-BA. Eles também participaram de ação contra a agência do Banco Bradesco na cidade de Santa Filomena-PE em 08/01/2018, com os bandidos foram apreendidos inúmeros materiais que eram usados nas práticas dos crimes.
Com a prisão da quadrilha, novos assaltos foram evitados, pois segundo investigações da Policia, a quadrilha estava se articulando para novos assaltos.
Por: João Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário