Cerca de 96 pipeiros, responsáveis pelo abastecimento a comunidades rurais da região, realizaram uma manifestação, nesta segunda-feira (17), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles alegam que estão há meses sem receber os salários, que deveriam ser pagos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe).
Os pipeiros fecharam o trecho que vai da Avenida das Nações até a sede do IPA. Cerca 20 caminhões e 96 pipeiros de Petrolina e Afrânio participaram da manifestação. De acordo com os trabalhadores, eles estão sem receber salários há cerca de cinco meses, incluindo valores referentes a 2015.
Ainda segundo os pipeiros, os pagamentos eram realizados pelo IPA, mas em 2015 a responsabilidade passou a ser da Codecipe. Porém, nenhum dos dois órgãos efetuaram os pagamentos. "A responsabilidade era do IPA, passaram para a Codecipe, que é a Casa Militar que coordena, e até hoje não pagaram os déficits que tinham do IPA. E os que foram contratados pela Codecipe também não conseguiram honrar os compromissos", disse o motorista Braz Camilo.
Os trabalhadores destacaram que os caminhões estão sem combustível e que há três meses as comunidades não são abastecidas pelos carros-pipa. "Tem três meses que a gente não faz abastecimento nas residências por conta do pagamento. A gente não tem mais condições de colocar combustível nos nossos carros. E o povo está no interior sofrendo sem água', ressaltou o pipeiro Flávio Souza.
Em nota, os órgãos responsáveis disseram que o calendário de pagamentos estão sendo revisado e os débitos serão quitados. Mas, não informaram a data de pagamento.
(G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário